Me vê os dois por favor.
A aula de hoje foi mais tranquila, mas me fez perceber o quanto a construção do framework ajudou a gente a entender melhor o PBL da semana. Como ele foi feito de forma bem fundamentada, ficou muito mais fácil responder às perguntas, porque a gente já tinha pensado nos pontos principais do problema, nas leituras e na relação com a tecnologia proposta.
Uma coisa que achei bem interessante foi perceber que a atividade da semana e as leituras se completaram muito bem. Talvez tenha sido uma das semanas em que essa integração ficou mais clara pra mim. Como uma das perguntas era sobre o próprio framework e as outras duas falavam muito sobre o papel do professor, o processo de construção acabou ajudando bastante, porque a gente já vinha pensando em como o professor pode assumir esse lugar de designer, alguém que planeja, organiza e dá sentido à experiência de aprendizagem.
Depois, a gente começou a falar sobre o PBL da próxima semana e confesso que já fiquei preocupada. A proposta é criar um jogo, que pode ser híbrido ou físico, e isso me deixou um pouco apreensiva, porque produzir um jogo em uma semana não é simples. Da última vez que precisei fazer algo parecido, demorei quase um mês, porque criei um RPG, e agora já estou pensando em fazer um RPG novamente.
Ao mesmo tempo, acho que vai ser uma proposta muito interessante. O problema é tentar equilibrar tudo: ler os textos, compreender os artigos, fazer as relações teóricas e ainda entregar um jogo completo até a próxima aula. Fiquei com medo de acontecer o mesmo que já aconteceu em outra semana, quando tivemos que fazer um layout interativo e, pelo menos pra mim, a produção do produto acabou tomando muito mais atenção do que as leituras.
Então, saí da aula pensando nisso. Acho que o PBL tem muito potencial, mas também exige bastante organização, porque não é só ter uma boa ideia de jogo, é conseguir construir algo que dialogue de verdade com as leituras e com a proposta da semana. E, no meio disso tudo, ainda tem projeto de pesquisa para enviar para o comitê de ética, artigo das disciplinas, artigo de estágio, trabalho para pagar aluguel....
Vai ser uma semana intensa, provavelmente bem corrida, mas também curiosa de acompanhar. Só espero conseguir equilibrar melhor a criação do jogo com a leitura dos textos, sem deixar uma coisa engolir completamente a outra.
Comentários
Postar um comentário